quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Choque de Realidade

Fala chapas, amigos e leitores do 5D's Brasil!

Sou o Vilson Stratos! Novo redator do Blog e estou aqui hoje pra falar de um assunto que eu pessoalmente não costumo ver muito sendo abordado na maioria dos blogs e acho que é algo que deveria ser comentado, ser colocado em pauta e ver as histórias e opiniões dos jogadores.

O ponto que quero tocar aqui é sobre como alguns jogadores (como foi o meu caso) tiveram aquele impacto ao se deparar com o jogo sério de Yu-Gi-Oh! Digo, como nos sentimos, como me senti, quando esse card game deixa de ser uma brincadeira entre amigos para se tornar um hobby sério, quase um esporte mental como Xadrez.

Sabemos que existem tipos de Players. Aqueles que levam mais a sério, aqueles que só jogam por diversão e tem até mesmo aqueles que se contentam apenas com os Dueling Network e YGOPRO. Vou começar aqui contando minha história pessoal que não deve ser muito diferente da maioria dos Players espalhados pelo mundo, então vocês vão entender onde quero chegar.




Eu jogo Yu-Gi-Oh! a muitos anos, posso dizer que jogo desde quando veio pro Brasil praticamente, mas era daqueles que estava fechado em sua rodinha de amigos, onde na época nem mesmo nos preocupávamos em ter cartas originais e ainda por cima achava absurdo quem dava 10 reais sequer em cartas quando podia ter a que quisesse só imprimindo da Net. Não me envergonho dessa época pois isso creio que faz parte do crescimento. Em 2008 eu acho, foi quando eu tive o meu primeiro "choque" de realidade no mundo de YGO, certo dia veio um forasteiro aqui na minha cidade querendo desafiar os jogadores (é sério, foi assim mesmo) e claro não deixaríamos alguém invadir nosso território assim. Eu e outro amigo fomos os encarregados de jogar com esse cara e aquele duelo mudou muito a minha visão sobre YGO. Ele usava um Deck Gladiator Beast e foi a primeira vez que vi um Deck de Arquetipo, até então pra mim Deck tinha que ser Yugi Style, sabem? Mistureba! Só monstros com mais de 2000 de ataque, monstros de 1 tributo e Spells e Trap só de destruição! Na minha região só haviam alguns tipos de Deck diferentes, ou era Deck de porrada, ou defensivo ou no máximo de algum elemento. Ver aquele Deck GB rodando foi algo fora do normal para nós! Monstros que voltam pro Deck? E ainda por cima trazem outro? Que só funciona com monstros do mesmo nome! Spells e Traps especificas!? E o pior, FUSÃO SEM POLY?? MINDBLOW!!!

Para nossa sorte, por pouco, mas conseguimos vencer os duelos. Apesar da avalanche de novidades os nossos decks mistureba pegavam no fraco de GB que é contra decks que usam monstros com ataque muito alto. Enfim, depois desse duelo, meus olhos abriram e comecei a buscar o caminho "PRO" de YGO. Aos poucos fui originalizando minhas cartas e escolhi um Arquetipo pra começar a jogar a sério que por sinal é o deck que possuo até hoje, Machina. Quando me dei conta, estava com Decks originais, já havia comprado vários Boosters, Starter Decks, começado uma coleção particular, tendo fichário, Playmat, Deckbox e etc. Tudo que é necessário pra ser um jogador de Yu-Gi-Oh! de verdade! Mas mesmo assim, ainda estava preso a essa minha cidade, com Deck original mas ainda jogando só entre os meus amigos e participando de torneios só entre nós mesmos. Então, recentemente, no mês passado para ser exato, eu fui pela primeira vez no Point daqui do Rio (Loja Point CHQ, em Ipanema). Todos me diziam que ir pro Point muda a sua vida de jogador e sou obrigado a reconhecer isso, realmente foi um baque grande essa experiencia. Eu fui lá, participei dos torneios e vi que por mais que eu fosse bom na minha região, entre meus amigos, lá eu não era nada! Tudo que eu sabia, tudo que eu desenvolvi nos meus decks, tudo que imaginava não eram o suficiente. Desde de então larguei alguns "preconceitos" que eu tinha quanto a algumas cartas, a alguns estilos de jogo e até tipos de jogadas e builds de deck. E isso está me fazendo um jogador melhor e creio que com todos que passam pelo mesmo é assim também.

Compartilhar essas experiencias é algo importante para os jogadores, principalmente os novatos. Yu-Gi-Oh! é um hobby caro? Depende muito, mas em sí, é. É um jogo caro. Pra montar um Deck com sorte você vai gastar só uns 200 reais, mesmo que seja o deck mais underground possível. Quando você vira PRO, quando você se sente um jogador PRO, é um sensação ótima, pois você sente que faz parte de algo, você faz parte de um grupo exclusivo, entendem? Você conhece amigos novos, aprende muita coisa nova a cada Point em que você vai, fora a emoção que é participar dos torneios, sejam só os torneios da loja/de eventos ou oficiais da Konami como a Regional. Agora que eu sei como é isso, sempre estou aconselhando aos novatos a seguirem esse caminho da "originalização", de fazer esse Card Game virar mais do que um joguinho de cartinhas.

Bem chapas, é isso. Espero que tenham gostado desse testemunho de um jogador. Eu tive amigos que puderam me contar essas histórias e aconselhar como me tornar um jogador melhor e quero poder passar isso adiante, também ser o amigo que vai aconselhar e mostrar esse mundo incrível que é o YGO.

Já faz um tempo que não escrevo uma matéria assim então desde já peço desculpas por algum erro e prometo que vou melhorar com o tempo trazendo mais assuntos interessantes!

Comentem e compartilhem também suas histórias! Como começaram no YGO? Onde jogam? Já participaram de algum torneio? Alguma vez também já tiveram que defender sua região de forasteiros? XD Escrevam ai nos comentários e vamos fazer isso mais do que uma matéria e sim um bate-papo bem legal!

Até a próxima, Chapas! 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Artes bizarras / oi, eu sou Buh :D

Fala galera, tudo bem com voces? É, eu sei, estão se perguntando: "Quem é esse louco?", bom, meu nome é Douglas e eu jogo yugioh, isso é tudo que precisam saber, se quiserem saber mais, perguntem à minha namoradinha, ah é, eu não tenho uma namoradinha :/

alguem me arruma uma namoradinha

Mas vamos falar sério, afinal, isso aqui não é balada sertaneja pra ninguém pegar ninguém o blog é sério e ninguém gosta de nhênhênhêm.

O assunto desse meu post, nada mais é do que falta de inteligencia da konami artes estranhas/feias, porém que trazem consigo nas cartas efeitos úteis, de certa forma até desapercebidos, ou outras que não mudam em nada a vida de ninguém, não ajudam nem atrapalham não, não estou falando do Barcos no Palmeiras. Enfim, sem mais delongas, vamos lá:

1 - Maxx C


"Pô, mas Maxx C? O que tem demais nela?" - Isso mesmo, não tem nada demais nela. Me digam, o que vocês conseguem enxergar nessa carta? Alguns dizem que têm alguns insetos ali, tá bom, podem até ser insetos, mas e se a carta fosse do tipo, digamos, Fiend? Seria um demonio de mil olhos ali? E se fosse beast, seriam morcegos? Bom, é questionável isso ai em Konami, aliás, imagino o que pensavam quando fizeram essa arte: "Ah, vamos pôr um guarda-roupas, outra coisa tipo um baú perto e deixa que eles interpretem como quiserem" [/troll], mas é claro, tirando tudo isso envolvendo a arte, a carta tem um dos efeitos mais modafocas que existem, afinal, poder comprar cartas grátis enquanto o oponente vai enchendo seu campo de Dragons ou Swarms e não sabe que voce tem um Waboku ou Threatening Roar setados é de encher os olhos, e cá entre nós, podia ser printada até em branco que todos queriam no mínimo quatro dessa no deck.

2 - Monster Reborn





"Monster Reborn? Pqp" - É, eu sei, também não tenho idéia de onde tirei isso, mas cá entre nós, quer arte mais sem sentido do que essa? Não, na boa, alguém me explica que tipo de ritual hindú é esse o significado desse desenho, porque nem de longe eu consigo ver sentido.


É uma espécie de um pato, com uma espada encravada de cristal, uns fiozinhos de carnaval do lado, sei lá, se essa carta tem alguma explicação por favor alguém me diga, porque sinceramente, eu, não vejo nenhuma, eu nem mesmo sei se aquilo ali são olhos, se aquilo é um nariz, só sei que pra isso ai virar um chocobo não falta muito não. Mas assim como nossos amigos insetos, essa carta é muito útil, aliás, não preciso nem dizer né? Se você não tem um em seu deck, por favor vá jogar magic é melhor providenciar rápido.

E por último, porém não menos importante:

3 - Polymerization

 
Puta merda, essa é a minha maior dúvida de todos os tempos, e creio que de vários players também. Por que diabos a polymerização encontrada no starter deck do Joey não tinha nada a ver com a vista no anime? Aquela toda bonitinha, com uma espécia de dragão e uma besta na arte. Logo na hora que comprei aquele maldito SD pensei: "Ta bugado issaê, vo liga pra Konami e pedir de indenização as partes do Exódia que mais tarde eu viria a ter em uma só carta todas as partes, com poder ilimitado; malditas mini-cards., mas sem sucesso, ja que para o meu desgosto essa seria a versão oficial da tal sagrada carta, que por muito tempo foi a mais utilizada, se não a única, forma de fazer uma special summon no game, naquela época em que quando o cara invocava o Dragão Branco o outro dava surrender.

 Já hoje ela é pouco utilizada, e tirando as variantes de Hero, raramente vê ela topando em algum YCS por ai, mas nem por isso ela perde seu valor, e apesar da Konami querer ganhar dinheiro querer invesir em Exceeds, eu ainda aposto muito que novos arquetipos com fusão saiam nos próximos anos, afinal, depois de juntar 2 monstros em um único lugar, não há mais o que inventar, né? A não ser que as spells e traps pudessem ser colocadas em overlay nos monstros, pra depois talvez.... não, não, para, pelo amor de Deus, não levem essa idéia à Konami, depois dessa vou até encerrar o post, xau, bejo, fui.

Por hoje é só, eu aqui no meu velho e querido banco, porque..